França, Alemanha e UE criticam ameaça de Trump de anexar Groenlândia

Presidente eleito dos EUA disse a jornalistas que não descarta uma ação militar para tomar o controle do território dinamarquês

A França e Alemanha, as duas maiores economias da Europa, comentaram as falas do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), sobre não descartar uma operação militar para tomar a Groenlândia, território autônomo da Dinamarca.

Na última 3ª feira (7.jan.2025), Trump sinalizou em conversa a jornalistas em Palm Beach, na Flórida, a intenção de tomar o controle do Canal do Panamá e da Groenlândia. O republicano disse ainda que os membros da Otan (Organização do Trabalho do Atlântico Norte) deveriam aumentar os gastos militares.

“Posso dizer o seguinte: precisamos deles [Canal do Panamá e Groenlândia] por motivos de segurança econômica. Não vou me comprometer com isso [descartar a ação militar].

Pode ser que tenhamos que fazer alguma coisa”, afirmou o republicano. Trump sugeriu ainda uma fusão dos territórios dos Estados Unidos e Canadá. Em entrevista à rádio France Inter, o chanceler da França, Jean-Noël Barrot afirmou que “está fora de cogitação para a União Europeia permitir que outras nações do mundo, sejam elas quais forem, ataquem suas fronteiras soberanas”. “Somos um continente forte. Precisamos acordar e nos.

Fonte: Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *